PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
O MUNICÍPIO
Histórico
A chegada dos primeiros colonizadores portugueses nesta localidade deu-se por volta de 1810. Vindos de São Paulo à Porto Alegre, os irmãos Francisco e Ricardo de Mello e Albuquerque, subiram pelo Rio Jacuí. Francisco desembarcou em Santo Amaro e Ricardo instalou-se em Rio Pardo onde ocupou o cargo de comandante do Corpo de Dragões por muitos anos. De Santo Amaro Francisco de Mello e Albuquerque adentrou o município, na época Taquari e se instalou no Capão da Aguarda, no Cerro da Cria, hoje Fazenda da Família Dr. Júlio Velho.
Veio com a posse de uma área de terra que ia do Cerro da Cria ao Cerro do Chileno e Arroio Taquari Mirim. A terra custava na época apenas o valor do requerimento: um mil e duzentos réis, pagos ao órgão coletor da província.
Francisco era mascate. Não se sabe quase nada sobre seu casamento; se já veio casado ou se casou depois, sabe-se apenas que teve um casal de filhos, Antônio de Mello e Albuquerque, nasceu em 1816. Foi estudar em São Paulo e quando voltou aos 18 anos, seu pai já não vivia mais. Com sua mãe, sua irmã e alguns escravos, vieram morar perto do Arroio Cavalhada onde foi construída a primeira casa de pedras feita pelos escravos. Quando descobriu que em Rio Pardo havia um primo com o mesmo nome, Antônio de Mello e Albuquerque trocou seu nome para Antônio Vieira de Mello. Casou-se, teve quatro filhos e morreu em 1903. Ainda vive um de seus netos, Mathias de Mello e Albuquerque.
Praticando a agricultura de subsistência e a criação rudimentar de gado, passou-se quase um século, quando chegaram à Colônia dos Mellos, os primeiros colonos alemães, vindos de Santa Cruz do Sul. A primeira denominação da colônia foi “Rheingau” dados pelos imigrantes, pois, a maioria deles, eram oriundos do Vale do Reno. Com o passar do tempo, muito desses colonos foram embora e a Família Mello aumentava cada vez mais. O local, então, passou a ser chamado de Colônia dos Mellos. Mais tarde, este também foi substituído por Rincão dos Mellos. Ao tornar-se 5º Distrito do Município de General Câmara, passou a denominar-se Vila Mellos. Manteve este nome até o momento de sua emancipação em 1995, quando a comunidade local escolheu o novo e atual nome: Vale Verde.
Município: Vale Verde
Área Territorial: 329,728 Km²
População: 3.253 hab.
Nº de comunidades/ localidades: 20
Densidade Demográfica: 10 hab/km²