PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 25/04/2024
NOTÍCIAS
05.05.2023
40 pessoas participam do 1º curso sobre plantas medicinais de Vale Verde
Nesta quinta-feira, 4, ocorreu o segundo dia do curso sobre plantas medicinais em Vale Verde e o seu encerramento com duas palestras, no Centro de Cultura João Gomes Mariante. O evento, que foi uma parceria entre Prefeitura e Emater/RS-Ascar e contou com a participação de 40 pessoas, teve outras duas explanações no primeiro encontro na quarta-feira, 3, sobre “plantas medicinais na manutenção da saúde integral” e “Fitoenergia - prática integrativa complementar”.
A primeira conversa foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater de Vale Verde, João Antônio Leal da Silva, com o tema “Noções sobre manejo do solo” e, após, uma das organizadoras, a extensionista social Andréa Balbueno tratou sobre “Horto medicinal”. Conforme ela, a ideia com o horto é preservar a biodiversidade, produção e permuta de mudas, cuidado de espécies ameaçadas, interação com as escolas, comunidade e assim por diante. Para isso, foram elencados sete passos para a concretização em uma área de 10x20: escolha do local (Loteamento Portão), cercamento, preparo do terreno, adubação, irrigação, obtenção de mudas e plantio.
A perspectiva do início do plantio é para o mês de julho com a sua finalização em novembro deste ano. “Pensamos em chamar o pessoal que fez o curso e quem mais quiser participar para tirar esse horto comunitário do papel e, com o andamento do processo, fazer cursos práticos lá mesmo”, projetou Andrea.
Ainda de acordo com ela, já no encerramento do evento, Prefeitura e Emater planejam mais cursos na área, como sobre homeopatia, e oficinas de chás, xaropes, pomadas, tinturas, sabão e sabonete, incensos, dentre outros, para a comunidade de Vale Verde. Como uma forma de lembrança, chás caseiros foram distribuídos aos presentes no final.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira