PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
12.09.2022
Recepção da centelha da Chama Crioula
abre as programações da Semana Farroupilha
Na tarde do último domingo, dia 11, aconteceu a recepção da centelha da Chama Crioula, que abriu oficialmente as programações da Semana Farroupilha. O evento teve como local a sede da Prefeitura, e a centelha foi trazida de General Câmara pela cavalgada do CTG Rancho Velho, que completa 50 anos de existência no próximo ano.
Diversas autoridades recepcionaram os cavalarianos, como o prefeito Carlos Gustavo Schuch, vice-prefeito Ricardo Froemming, presidente do Legislativo Guilherme Ubatuba, secretária de Educação Patriciia Gerhardt, secretário de Agricultura Emir Rosa da Silva, vereador Dion Souza e as soberanas do município, rainha Natália Fischer Dick e a princesa Gabrieli Thiesen Severo.
Após a cerimônia oficial, a centelha foi conduzida ao galpão crioulo Pedro Dettenborn, onde a pira foi acesa, sendo que a chama ficará aos cuidados do CTG Rancho Velho até às 8h do dia 14 de setembro. “Preparamos tudo para fazer mais uma Semana Farroupilha digna dos nossos antepassados, preservando os costumes e tradições, e envolvendo as entidades tradicionalistas e comunidade no mesmo propósito”, disse o prefeito. Veja a programação completa até o dia 20 de setembro:
Dia 14 haverá atividades com as escolas municipais, divulgação do concurso de fotografia realizado com os educandários, bem como contará com a participação durante todo o dia, da Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, a partir de iniciativa do prefeito Carlos Gustavo Schuch e do presidente da Câmara de Vereadores, Guilherme Ubatuba. Neste dia a guarnição estará aos cuidados da Secretaria de Educação.
No dia 15, a Chama Crioula estará sob responsabilidade do Piquete Mateadores do Vale, na sua sede. A Câmara de Vereadores irá guarnecer a centelha no Galpão Pedro Dettenborn no dia 16. No dia 17 será o Piquete Los Pelo Duro; dia 18 o Piquete Amigos do Campo e no dia 19 as secretarias de Saúde, Obras, Agricultura e Assistência Social ficarão responsáveis pela Chama Crioula. No dia 20 de setembro serão as secretarias de Administração, Finanças e Gabinete do prefeito e vice-prefeito.
A partir das 15h30 do dia 20, acontecerá um desfile com os cavalarianos pelas principais ruas da cidade, culminando com a extinção da centelha da Chama Crioula em frente à Prefeitura de Vale Verde e o encerramento das atividades da Semana Farroupilha do município.