PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quarta-feira, 24/04/2024
NOTÍCIAS
11.07.2022
Prefeitura concede incentivo à Associação dos
Produtores de Leite para melhoramento genético
Com o objetivo de auxiliar no melhoramento genético do rebanho e, com isso, a renda e produção para 11 famílias de Vale Verde, a Prefeitura concedeu um incentivo na forma de disponibilização de 135 sêmens anuais das raças de bovinos Jersey e Holandês, para a Associação dos Produtores de Leite e Derivados do município.
O serviço de inseminação também foi disponibilizado pela Secretaria de Agricultura, através do setor de Inseminação Artificial. O projeto do Executivo, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores do município no ano passado, com proposição do vereador Guilherme Ubatuba (MDB).
“Percebi que era algo que iria beneficiar várias pessoas diretamente, além de possibilitar a melhora no plantel dos bovinos dos associados e da renda daquelas famílias”, explicou o prefeito.
Dados da Prefeitura referentes ao ano de 2020, demonstram que o setor leiteiro saltou duas posições no ranking, e agora ocupa a 5ª na arrecadação no setor primário, com um valor de ICMS adicionado de R$ 1.552.310,00 e retorno ao município de R$ 46.444,00 por ano.
FONTE DE RENDA
O casal Jaime Thiesen e Luciane Andreia Thiesen, moradores da estrada dos Alambiques, vivem da cultura do leite, a qual é a principal fonte de renda da propriedade, sendo que a produção mensal gira em torno de 10 a 18 mil litros, com um total de 35 vacas, que utilizam uma propriedade de 19 hectares.
O casal ressalta que a oferta de sêmens pela Prefeitura é algo de grande importância, “já que recebemos um material genético de ótima qualidade, e sem custos, bem como a inseminação, que é feita pela Secretaria de Agricultura do município. Só temos a agradecer”, disseram eles.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira