PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 29/03/2024
NOTÍCIAS
11.05.2022
Prefeito entrega pedido ao governador para retomar obra na ERS-244 e agilizar cirurgias em traumatologia
Com a presença e liderança do presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e também prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, durante a visita do governador Ranolfo Vieira Júnior a Santa Cruz do Sul nesta terça-feira, 10, foi requerido o apoio do Estado para agilizar e zerar a fila das cirurgias de alta complexidade e traumatologia.
Na oportunidade, também foi entregue um outro documento a Ranolfo solicitando a retomada da obra de asfaltamento da ERS-244, trecho de 17 km entre Vale Verde e Venâncio Aires, parado há quase 30 anos.
O ofício subscrito pelos prefeitos dos dois municípios, Carlos Gustavo Schuch e Jarbas da Rosa, de Venâncio Aires, foi assinado ainda pelos de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, e General Câmara, Helton Barreto. Ele relembra que uma permuta entre a Construtora Pelotense, detentora do contrato, e o horto florestal de Charqueadas está concluída, e já foi publicada no Diário Oficial do Estado, com objetivo de servir como parte do pagamento da obra. Conforme Ranolfo Vieira Junior, embora o ex-governador Eduardo Leite estava ciente, ele ainda não era sabedor da demanda. Neste sentido, entendeu que é algo válido e se comprometeu a avaliar a situação e marcar uma reunião em breve para tratar mais detalhadamente do processo.
O pedido para a área da saúde refere-se à contrapartida do Estado, principalmente ao suporte de eventuais comprometimentos pós-operatórios nas cirurgias de alta complexidade e traumatologia. Atualmente, os Vales do Rio Pardo e do Jacuí estão com mais de mil pessoas aguardando o procedimento, o que levaria uma estimativa de 16 anos para serem realizados. Os municípios já aprovaram a utilização dos 20% relativos aos repasses atrasados do Estado para a realização das cirurgias. Além de reduzir a fila, a iniciativa pode gerar um investimento de R$ 15 milhões na região.
Ranolfo Vieira Júnior disse que conversará com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, sobre o assunto. Nas próximas semanas, Arita terá uma reunião com representantes do Cisvale e do Consórcio do Vale do Jacuí para a avaliação do plano operacional com os custos necessários para a realização das cirurgias.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira