PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 25/04/2024
NOTÍCIAS
09.05.2022
Deputado Cherini destina R$ 125 mil
para Práticas Integrativas Complementares
O prefeito Carlos Gustavo Schuch recebeu na tarde da segunda-feira, 9, o assessor do deputado federal Giovani Cherini (PL), Raul Henn, para o anúncio oficial da destinação de mais uma emenda parlamentar, desta vez no valor de R$ 125.633,00 para aplicação nas Práticas Integrativas Complementares em Saúde, (PICS).
Participaram do encontro a assistente social e coordenadora das PICS no município, Clarice Araújo, e os servidores públicos, Rodrigo Soares e Rodrigo Klamt. Na oportunidade todos receberam convite para participar do 1º Seminário Município Sem Doença, que ocorre em Porto Alegre, no dia 23 de maio.
ENTENDA
As práticas Integrativas acontecem no Centro das PICS, em frente à Escola de Ensino Infantil Santa Izabel, sempre nas quintas-feiras, onde são oferecidas práticas como: Reiki; reflexoterapia; auriculoterapia; medicina tradicional chinesa/ acupuntura; aromaterapia; fitoterapia; ventosa terapia; moxabustão; práticas corporais e mentais; terapia dos florais; plantas medicinais; aromaterapia; ayurveda e naturopatia, entre outras.
As práticas integrativas e complementares estão sendo oferecidas à população de Vale Verde com atendimentos pelo SUS, através de agendamento prévio, com o agente comunitário de saúde, o qual atua na promoção, proteção e prevenção da saúde no município.
As PICS oferecem abordagens individualizadas que integram corpo e mente, reforçando a vitalidade, e auxiliando na capacidade inata do sujeito para a autocura. Além disso, atua na manutenção da própria saúde do paciente, podendo contribuir significativamente para o aumento da eficiência e qualidade nos sistemas de saúde, tanto no cuidado, como na prevenção de doenças.
BENEFÍCIOS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde trazem como benefícios a redução da dor, melhora na qualidade do sono, diminuição da tensão muscular, melhora da imunidade, redução do estresse, redução da ansiedade e melhora de quadros depressivos.
“Enfatiza-se a necessidade de uma mudança no estilo de vida, prática de atividades físicas e uma atenção na escolha nutricional. O uso das PICs, torna-se uma oportunidade para o paciente participar e ser o responsável no processo de melhora do seu quadro clínico, com a possibilidade de reduzir medicações e evitar efeitos colaterais”, destaca Clarice Araújo.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira