PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
06.04.2022
Reunião debate incentivo financeiro para saúde no Quilombo Santos Rocha, em Vale Verde
Nesta terça-feira, 5, o prefeito Carlos Gustavo Schuch, junto de outros membros da Administração e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (SES/RS), com sede em Santa Cruz do Sul, esteve em uma reunião com os moradores do Quilombo Santos Rocha, na localidade de Buraco Fundo, no ginásio da Emef Professora Adélia Figueiredo de Menezes, em Vale Verde.
O assunto principal foi o incentivo financeiro do Programa Estadual de Incentivos para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS), destinado à qualificação da atenção à saúde da população quilombola.
VALOR SERÁ UTILIZADO EM UMA HORTA COMUNITÁRIA
O valor mensal é de R$ 1.700,00 a serem investidos em ações voltadas à redução das desigualdades de acesso e promoção da equidade em saúde. Os presentes chegaram a um consenso de que a verba será acumulada no período de 12 meses para subsidiar o plano de aplicação deste recurso, somando assim um valor considerável para execução da ação prevista.
Ficou acordado que o recurso será investido no planejamento, plantio e cuidado de uma horta comunitária, que beneficiará mais de 20 famílias moradoras da comunidade. “Já colocamos a Prefeitura à disposição no que for possível, pois é algo que fará a diferença para mais de 60 pessoas, tanto na renda quanto na própria alimentação saudável e saúde dos quilombolas”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch. Conforme a presidente do Quilombo Santos Rocha, Luzia Severo Rodrigues, os repasses irão proporcionar melhorias para os moradores. “Principalmente vai facilitar a diversificação das propriedades, tão importante para nós termos uma opção diferente de renda”, explicou.
Estiveram no evento, além do prefeito Carlos Gustavo Schuch, o vice Ricardo Froemming; secretários de Saúde, Jucimar Dutra; Assistência Social, Paulo Renato Meurer; engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, João Antonio Leal da Silva; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rovena Dettenborn; dentre outros servidores. Representando a 13ª SES, estiveram a psicóloga Alíssia Dornelles e a assistente social Angelita de Moura.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira