Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueiredo de Menezes

Diretora: Andréia Schwab

Vice-diretora: Carolina Toillier

E-mail: escolamunicipaladelia@gmail.com

Turmas atendidas: Educação Infantil (pré A e B) e Anos Iniciais (1° ao 5° ano).

FUNDAÇÃO DA ESCOLA PROFESSORA ADÉLIA FIGUEIREDO DE MENEZES

Em 1923 o fazendeiro Joaquim Antônio Figueira, conhecido como Tunica, preocupado com o futuro de seus filhos e demais vizinhos contratou a santa cruzense professora Adélia Figueiredo de Menezes para lecionar. Construiu uma pequena escola de madeira com telha francesa, onde atendia na mesma sala alunos de primeiro ao quinto ano. A professora Adélia morava com a família de seu Tunica.

Os alunos quase não tinham acesso a livros, e usavam pena e tintureiro para os principais registros, pois os cadernos eram escassos. Havia um pequeno quadro de pedra, onde se escrevia e logo apagava. Aprendiam a escrever, ler, aprendiam também sobre geografia, regra de três composta, regra de três simples, fração e juros.

A professora Adélia trabalhava nesta escola, tinha dois irmãos, que mais tarde vieram morar nessa localidade. Um dos irmãos dela foi servir em Uruguaiana, lá onde se casou e após retornou para cá. Mais tarde ele faleceu e Adélia foi morar com os filhos dele e com a cunhada, trabalhou nessa escola até se aposentar e foi embora para sua terra natal.

Em 08 de julho de 1938 a professora Alexandrina (filha de Tunica e ex-aluna da professora Adélia) casou-se e passou a chamar Alexandrina Bernardes Viana. Esta então abriu uma escola particular em sua residência.

Depois de alguns anos essa escola passou a ser municipal com o nome de Escola Santa Izabel. A professora passou a receber seus proventos e materiais como quadro, armário e carteiras do município de General Câmara. Em 1960, a professora aposentou-se e consequentemente a escola fechou.

Em 1961 foi construída em cima de uma cancha de carreira de cavalos na propriedade de Rosalino Ramos de Oliveira, uma escola municipal, com isso, foi escolhido então o nome desta escola: Professora Adélia Figueiredo de Menezes, homenageando assim, a primeira professora.

Alguns anos depois, por volta de 1969, os carreiristas precisavam da cancha e a escola foi transportada sobre rodas e juntas de bois, para outra localidade de terras do mesmo proprietário, onde localiza-se o atual prédio da escola e como estava muito pequena, ao redor dela fizeram um novo prédio de madeira, onde passou a ter três peças, duas salas de aula e uma despensa.

Somente depois de alguns anos foi construída a escola de alvenaria com duas salas de aula uma cozinha e dois banheiros. Em 2004 houve um grande avanço, sendo construído um refeitório, uma cozinha, uma sala para os professores, uma secretária, uma sala par a direção e uma sala para apoio pedagógico.

Em 2008 a administração municipal iniciou a construção de um ginásio ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Adélia Figueiredo de Menezes, para atender os alunos da escola e também a comunidade local. Em 2009, teve início a ampliação da escola, onde foram construídas mais 3 salas de aulas para atender a demanda de alunos da rede municipal.

Ainda, nos fundos da escola, foram construídas salas de aula para anexar a Escola Municipal de Educação Infantil Adelinha, que estava em funcionamento na localidade de Dourados.

Em 2014, ocorreram várias mudanças a nível municipal e escolar, o que acarretou o término de várias ações que vinham sendo realizadas na escola. Neste ano, a administração municipal iniciou um processo de nucleações, sendo que a EMEF Adélia passou a atender a Educação Infantil (pré A e B), e os anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo do 1° ao 5° ano.

Atualmente em 2024, a escola conta com uma diretora, uma vice-diretora, uma secretaria, uma supervisora, uma psicopedagoga, treze professores, seis monitoras, duas merendeiras, duas auxiliares de serviços gerais e um porteiro, atendendo a 84 alunos.

Entrada da Escola

Excursão dos alunos