Escola Municipal de Ensino Fundamental NERO PEREIRA DE FREITAS

“Construindo Juntos uma Educação de Qualidade”

A história da nossa escola iniciou no ano de 1948, o prefeito de General Câmara, Nero Pereira de Freitas, percebendo a necessidade de construir uma escola em Vila Mellos, conversou com seu amigo Tertuliano Ubatuba que cedeu espaço em sua propriedade para a construção da primeira escola. A família Ubatuba hospedou a professora Emery Souza por quatro anos.

Em 1952, a escola mudou-se para as terras de Abílio Francisco de Mello no Cerro do Chileno, onde a professora Neith Lucas trabalhou até 1957, com turmas de 1º, 2º e 3º anos. Em 1957, a professora Nadir Azeredo de Mello assumiu, trabalhando até 1977 e a partir de 1978 foi inserido o 4o ano. Em 1981, a professora Maria Ilene Hertz iniciou suas atividades junto à escola. No ano de 1982, assumiu a professora Vera Beatriz de Mello. O prédio de alvenaria ainda permanece no Cerro do Chileno.

Em 2006, a sede da escola passou a ser em Monte Alegre, atendendo também alunos da EMEF Tiradentes, a EMEF José Guedes de Figueiredo da Estação Parreira e das escolas estaduais, EEEF João Pereira Garcia e EEEF Silvana Pereira Viana. Ambas as escolas citadas contribuíram com a educação desta localidade, passando a ser nucleadas e sediadas assim no prédio onde funcionava a EEEF Silvana Pereira Viana, em Monte Alegre.

O turno integral foi implantado no ano letivo de 2014, onde os alunos permanecem na escola nos turnos manhã e tarde, a fim de proporcionar o desenvolvimento integral do educando.

No ano de 2016, foi fundada a Cooperativa Escolar Verde Vale, que trabalha os princípios do Cooperativismo e a formação de lideranças entre os adolescentes.
Atualmente, a escola possui 54 alunos, distribuídos entre o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em turno integral, atendidos por 14 docentes, além de outros 08 profissionais como serventes e estagiários. A escola possui Associação de Pais e Mestres (APM) e Conselho Escolar atuantes, presentes nas atividades, auxiliando
e contribuindo para o rendimento escolar dos alunos. No ano de 2024, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nero Pereira de Freitas, estará completando 76 anos de história, “Construindo juntos uma Educação
de Qualidade”.

Diretor: Gabriel Meurer