PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quarta-feira, 24/04/2024
NOTÍCIAS
10.06.2020
O que faz um vice-prefeito?
Guilherme Ubatuba Teixeira
Cargo eletivo, o vice-prefeito não é servidor na acepção da palavra, mas é servidor do povo. Não tem carga horária a cumprir. Não assina ponto, mas assina contrato com o povo no momento que é eleito e assume o cargo mediante o juramento.

Então, o que faz um vice-prefeito?

Cada município tem lei específica que elenca as funções que o cargo lhe confere. Mas como tantas outras, as leis são na maioria dos casos mera formalidade. Os envolvidos nem sempre sabem que elas existem.

O vice-prefeito de Vale Verde, Roque Eisermann, quando aceitou ser candidato já sabia o que tinha por fazer. No primeiro ano da atual Administração, em 2017, assumiu a Secretaria de Administração e Planejamento onde fez aquilo que sabe fazer muito bem: organizou administrativamente a casa. Desde a coordenação da limpeza de entulhos, sucatas nas secretarias, principalmente na Secretaria de Obras, controle e organização do patrimônio, compilação das leis, elaboração de projetos de leis, montagem de sala para guarda de arquivo morto e outra para equipamentos obsoletos e sem uso, levantamento de bens inservíveis para leilão, orientação para manutenção e reparos nos prédios públicos, como nas escolas, conserto de móveis e equipamentos em geral, entre muitas outras atividades.

Diariamente os colaboradores de todas as áreas lhe pedem ajuda e/ou orientações seja sobre existência de legislação, patrimônio, RH etc. Quando quebra uma cadeira ou surge algum problema na água, luz, fechaduras, os colaboradores se dirigem a ele. “Me sinto útil”, comentou o vice-prefeito Roque Eisermann.

“Além do conhecimento administrativo, entendo e faço serviço em várias áreas: manutenção de prédios, instalação elétrica e hidráulica, conserto em equipamentos, cadeiras, enfim, já consertei neste período mais de 50 cadeiras que iriam para sucata”, destacou Eisermann.

Ainda de acordo com ele, “a economia começa pelas pequenas coisas, como reaproveitamento de papel, desligar a luz e os equipamentos, principalmente em fins de semana e feriados prolongados, e seleção do lixo para reciclagem”, concluiu o vice-prefeito de Vale Verde, Roque Eisermann.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira