PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
19.05.2020
Certaja apresenta projeto de construção de subestação em Vale Verde
Objetivo é melhorar a qualidade da energia elétrica no município
Guilherme Ubatuba Teixeira
Ampliação da rede, melhora da qualidade e na confiabilidade da energia disponível à população. Esses são os resultados que serão alcançados com a construção de uma subestação da Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Certaja), na localidade do Chileno, em Vale Verde. Para apresentar o projeto, colaboradores da cooperativa reuniram-se com o prefeito Carlos Gustavo Schuch nesta terça-feira, 19, na Prefeitura.

“A melhora da qualidade da rede elétrica sempre foi uma demanda da população, e agora estamos junto com a Certaja viabilizando um empreendimento que irá contribuir para isso. Não só a população será afetada positivamente, mas a área industrial também, pois terá um aumento considerável de carga. Isso vai possibilitar um fluxo maior de uso por parte das empresas sem acarretar em quedas de energia”, explicou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

A área adquirida pela empresa tem meio hectare e fica na RS-244 na localidade do Chileno. As obras já iniciaram no local, mas o primeiro passo será conversar com cerca de 20 proprietários das terras que ficam na área em que terá a implantação dessa rede em Vale Verde e explicar que, como a linha de transmissão virá de Venâncio Aires ao município, torres deverão ser instaladas para possibilitar a interligação da subestação. Num momento oportuno, embora isso será realizado nas conversas, uma reunião para tratar sobre possíveis indenizações e desapropriações poderá ser marcada. A topografia, com a marcação de divisas, também está sendo feita.

Atualmente, a carga na região é de quatro MVA, mas, com a subestação instalada, esse número saltará para 10 MVA. Hoje, Vale Verde está no final da rede, que vem de Passo do Sobrado. Isso mudará com a construção da Certaja, tendo em vista que um circuito expresso para o município será criado, o que irá melhorar a distribuição, a ampliação da rede de energia, bem como a qualidade e a confiabilidade da luz.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira