PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quarta-feira, 24/04/2024
NOTÍCIAS
14.05.2020
150 mil aves estarão alojadas no matrizeiro da Dália
Cada uma delas produz 435 kg de carne por ano
Guilherme Ubatuba Teixeira
Como forma de explicar no que irá consistir o matrizeiro da América Sociedade Avícola (ASA), empreendimento da Dália Alimentos que envolve 10 municípios e mais de R$ 200 milhões em investimentos, essa matéria apresentará mais detalhes sobre como funciona o processo da granja informado pelos responsáveis em visita realizada ao local, em Monte Alegre, Vale Verde, nesta quinta-feira, 14.

De acordo com o associado da Dália e gerente responsável pela ASA, Jean Pierre Wathier, “tudo que entrar no local passará por dois processos de desinfecção. Aliás, a área é ideal, pois não há grandes produtores de porcos e galinhas em um grau de 3km de distância da granja”, explicou Wathier.

Segundo ele, 150 mil aves estarão alojadas na granja. “O pinto chega com um dia no pavilhão fechado com temperatura e luz controlada, umidificador e com acesso a água e comida. A granja é responsável pela cria e recria, é um ciclo. Ele fica aqui até completar cerca de seis meses, sendo separado entre macho e fêmea, vacinado, pesado e alocado em locais diferentes por categoria de peso, recebendo mais ou menos ração dependendo disso. Então, vai para outra pavilhão com luz do sol que entra pela janela para a produção de ovos. Os ovos caem em uma esteira, são recolhidos e transportados para o incubatório em Mato Leitão”, explicou Jean Pierre Wathier.

Todo frango de corte que será abatido vai passar pelo matrizeiro, de certa forma. Para que isso ocorra, são 30 mil metros de área construída, 5.8 quilômetros de estrada interna, com expectativa de 26 funcionários e saída de ovos nos sete dias da semana. “Para efeito de comparação, em 32 dias o pinto já chega a pesar 3 kg. Aqui no matrizeiro, em um ano, uma galinha produz 150 pintos de corte, o equivalente a 435 kg de carne, quantidade suficiente para alimentar 17 famílias por 12 meses.

“É um processo muito complexo, mas que trará investimentos de diversas formas para o nosso município. Penso que o papel do prefeito é este: trazer investimentos e não pensar só no seu mandato. Hoje a população Vale Verde pode dizer que tem oportunidade de trabalhar aqui, pois há cinco empresas estabelecidas e outra que deve iniciar a construção no próximo mês. Reforço que, mesmo sendo criticado pela oposição diversas vezes, vejo que estamos no caminho certo para o desenvolvimento de Vale Verde”, assegurou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Confira todas as fotos
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira