PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 25/04/2024
NOTÍCIAS
12.05.2020
Secretaria de Saúde solicita que só quem realmente precise venha consultar
Guilherme Ubatuba Teixeira
Tendo em vista a disseminação do novo coronavírus - que causa a Codiv-19 – em municípios da região de Vale Verde, a Secretaria de Saúde pede a conscientização de todos para que só venha realizar uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS, mais conhecido como Posto) quem realmente precisar. “Isso ocorre para que possamos proteger não só a pessoa em si, mas a respectiva família também. É um momento de todos se ajudarem”, salienta a secretaria de Saúde, Jucimar Dutra.

Segundo o médico da UBS de Vale Verde, Vinicius Ribeiro, “uma das principais orientações é evitar aglomerações e vir somente se for de urgência e emergência, embora o posto esteja aberto nos horários normais. É importante que todos sigam as medidas, pois mesmo quem não está no grupo de risco pode se contaminar. Estamos em um momento de usar a saúde pública com cautela. Os recursos estão escassos. Vir até o posto se for necessário, em último caso. Se vir sozinho, sem acompanhante, seria melhor. São algumas das medidas a serem tomadas”, conclui Ribeiro.

Quando vir ao posto?

1° Febre e pelo menos mais um sinal de sintoma respiratório, como tosse e dificuldade para respirar. Também caso seja idoso e/ou for paciente em tratamento para doenças crônicas, como diabetes, asma, câncer, HIV e DPOC; visto que essas pessoas fazem parte dos grupos de risco para infecção grave

2° Se entrou em contato com alguém já diagnosticado, com caso já confirmado, ou com histórico de pessoas já contaminadas. Se não houver contato com essas pessoas, espere em casa. Se não entrou em contato e pode esperar, o faça. Da mesma forma, se houve contato com pessoas que chegaram do exterior nos últimos dias venha ao posto.

A foto é de arquivo.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira