PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sábado, 27/04/2024
NOTÍCIAS
28.04.2020
Reunião com comércio de alimentos esclarece dúvidas e orienta donos dos estabelecimentos
Guilherme Ubatuba Teixeira
Donos e representantes de açougues, mercados, padarias e restaurantes de Vale Verde foram ouvidos e tiveram suas dúvidas esclarecidas sobre as orientações corretas e medidas que devem ser adotadas a partir de normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do decreto municipal nº 1942 devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). As explicações foram mediadas por representantes da Brigada Militar e da Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos sanitário, epidemiológico e de vigilância durante a reunião que ocorreu nesta terça-feira, 28, no Centro de Cultura e Biblioteca Pública de Melos, anexo ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (Smecdt).

Importância das máscaras

A secretária de Saúde do município, Jucimar Dutra, destacou na sua fala durante a reunião que “a máscara é de grande importância contra a disseminação do vírus. A conscientização da população também é necessária.” Segundo ela, essas medidas devem ser adotadas para preservar o bem de todos. “Para que possamos passar por esse momento complicado, tendo em vista que diz respeito a todos, temos de cada um fazer a sua parte”, concluiu Jucimar.

Brigada pede o cumprimento das normas

“Nós não queremos notificar os estabelecimentos. Para isso, todos devem respeitar as medidas, colaborar e usar o bom senso. Na conversa conseguimos chegar a um consenso”, salientou o membro da Brigada Militar de Vale Verde, Cristian Limberger, durante a sua explanação. Ainda de acordo com ele, a Brigada não quer autuar ninguém. “O comércio pode atender quem está esperando, não é para deixar de atender, mas não pode passar muito do horário. Queremos que todos continuem a trabalhar e, para isso, devemos nos conscientizar e seguir as medidas”, frisou o soldado Limberger.

Lavar as mãos de forma correta

Os integrantes dos departamentos sanitário, epidemiológico e de vigilância explicaram, durante a reunião, sobre a importância de higienizar as mãos assim que entrar em um estabelecimento, lavar elas corretamente durante 20 segundos e assim que manipular alimentos e/ou dinheiro; uso adequado das máscaras (sem ficar encostando e trocar quando ficar úmida ou após duas horas); e o respeito do distanciamento social.

Um vídeo foi exibido ao fim do encontro para destacar a importância do distanciamento social. Ele pode ser visto clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=x3eZcmkbxbo.
Confira todas as fotos
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira