PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 18/04/2024
NOTÍCIAS
17.04.2020
Prefeitura mantém medidas de prevenção, mas permite abertura do comércio a partir desta sexta
Guilherme Ubatuba Teixeira
Esse foi o acordo debatido entre o comitê de gerenciamento de crise criado pela Administração nesta quinta-feira, 16. O decreto municipal que regulamenta essas modificações já está sendo escrito e a abertura do comércio inicia a partir desta sexta-feira, 17.

"Buscamos aliar saúde e economia. Portanto, temos de flexibilizar para não prejudicar os nossos comerciantes. Levando em consideração a saúde, já encomendamos cinco mil máscaras e estaremos disponibilizando para a população", frisou o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Reabertura do comércio a partir desta sexta-feira, 17

“O acordo da flexibilização do comércio foi debatido entre o comitê e a conclusão é de que, como o governador Eduardo Leite explicou que a decisão deve levar em conta a particularidade de cada município, nós temos de permitir a reabertura dos serviços não essenciais a partir desta sexta-feira, 17, porque não há nenhum caso suspeito ou confirmado em Vale Verde. Portanto, não podemos penalizar o nosso pequeno comerciante”, explicou o prefeito.

Então, as academias podem abrir com o horário das 7h às 19h desde que cumpram as medidas de orientação, como disponibilização de álcool em gel 70%, higienização dos materiais após o uso e também fazer o mesmo com pisos, paredes e banheiros e está permitida a entrada de duas pessoas por vez, de preferência com hora marcada;
O comércio, que tem de fornecer os EPI’s para os seus colaboradores, segue as mesmas medidas de orientação, além de não permitir a prova de roupas por clientes no local; é proibido aos estabelecimentos disponibilizar mostruário disposto ao cliente para prova de produtos (batom, perfumes, bases, pós, sombras, entre outros); exigir ao cliente que, quando manusear roupas ou produtos, utilizar álcool em gel 70%; caso haja necessidade de mais de um trabalhador ao mesmo tempo, deverá ser observada a distância mínima de dois metros entre eles; assegurar atendimento especial ao grupo de risco, garantindo que essas pessoas permaneçam o mínimo possível no interior do estabelecimento; higienizar as máquinas para pagamento com cartão com álcool líquido 70%; organizar o distanciamento de filas, bem como o acesso e só poder entrar uma pessoa por atendente de cada vez.
Todos os estabelecimentos autorizados devem assinar termo de responsabilidade;

Fiscalizações irão ocorrer

Para informar a população sobre as s medidas, servidores que compõem as fiscalizações sanitária e tributária irão aos locais para orientar os comerciantes. Todas as empresas deverão, de toda forma, assinar um termo de responsabilidade para comprovar que irão adotar as medidas. Além disso, como forma de garantir o cumprimento do decreto e a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos, as fiscalizações serão continuas. Caso não haja cumprimento, o local que desrespeitar será fechado.

O que ainda não é permitido?

Ginásios;
Práticas esportivas que aglomerem pessoas mesmo que em ambiente aberto;
Festas, bingos, eventos em geral que concentrem muitas pessoas;
Linha de ônibus;
Aulas em esfera municipal continuam suspensas até o dia 30 de abril;
Demais orientações podem ser conferidas pelos comerciantes diretamente com uma cópia do decreto, que está disponível na Prefeitura, ou em contato com o secretário de Administração e Planejamento, Everton Miritz Jeske. O e-mail é administracao@valeverde.rs.gov.br.

O que diz o decreto do governador Eduardo Leite?

O decreto estadual nº 55.184, publicado na noite desta quarta-feira, 15, altera o decreto nº 55.154 e, a partir dele, o governo do Rio Grande do Sul ainda mantem restrições ao funcionamento do comércio na região metropolitana de Porto Alegre, pois a região concentra 60% dos casos confirmados e a maioria das mortes pela Covid-19 no Estado, mas permite a abertura de lojas de conveniência de postos de combustíveis e de estabelecimentos comerciais no restante do Estado, desde que seguindo todas as orientações federais, estaduais e municipais e com limite máximo de entrada de pessoas. Os municípios de fora do eixo da região metropolitana de Porto Alegre podem discutir sobre uma flexibilização na abertura do setor comercial, de forma a viabilizar uma retomada gradual da economia. O decreto também prorroga o estado de calamidade no Estado até 30 de abril.

Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira