PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 19/04/2024
NOTÍCIAS
06.03.2020
Mais de 150 obras realizadas no curso de pintura em tecido
Guilherme Ubatuba Teixeira


O curso de pintura em tecido, com o tema “Páscoa é demais”, contou com a participação de 12 mulheres, de sete localidades diferentes, que realizaram mais de 150 obras. Entre elas, camisetas personalizadas, aventais, toalhas, tapetes, tingimento quente em panos decorativos e tecidos para aplicar em vidro. Os encontros iniciaram na segunda, 2, e terminaram nesta sexta-feira, 6. As aulas foram ministradas pela professora Zélia Martins em uma sala nas dependências da Secretaria de Assistência Social/Cras.

Uma das participantes do curso, Rejane de Lima, salientou que aprendeu muito durante a semana. “A gente começa pintando coisas mais simples e, quando vê, está fazendo um coelho ou uma flor. É muito gratificante, pois sabemos que o conhecimento é algo que ninguém nos tira, e é isso que aprendemos aqui.”

Foram feitas pinturas de coelhos, sapos, galinhas, flores, frutas, e, ainda, camisetas personalizadas. Alguns carimbos foram feitos em batatas e serviram para pintar cerejas, morangos, cenouras, pintinhos, entre outros.

“O Cras, dentro da Secretaria de Assistência Social, tem um papel fundamental em todos os cursos que são oferecidos. Desde a mobilização das mulheres; espaço; material utilizado; e o lanche da manhã, tarde e encerramento. Além do acompanhamento técnico junto ao grupo. Os tecidos, tinta, pincel, tudo é comprado com recursos que são destinados ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras. É um trabalho de muitas horas. Nós conseguimos viabilizar a compra de todo o material para que as mulheres possam realizar as pinturas e aprender coisas novas”, explica a assistente social do Cras, Débora Redin.

“Além do aprender a pintar, o mais importante para nós enquanto Cras é o grupo, o diálogo e a convivência das mulheres. O grupo é só o primeiro passo. O mais significativo é estar presente, elas se fortalecerem como mulheres. Isso é o papel do Cras e é o que nós desenvolvemos aqui”, destaca o secretário de Assistência Social, Paulo Meurer.

As aulas foram a partir de uma parceria da Administração, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul.

Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira