PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
05.03.2020
Secretaria de Saúde de Vale Verde passa por reestruturação para melhor atendimento
Guilherme Ubatuba Teixeira


Novas ações para melhorar o atendimento à população, como agendamento de consultas, atendimento prioritário de gestantes e crianças e consulta com o médico no interior. Esse foi o objetivo da reunião realizada na Prefeitura durante a manhã desta quinta-feira, 5, entre o prefeito, a secretária interina de Saúde, Jucimar Dutra, e a agente administrativa, Rosane Meurer. As modificações irão ocorrer com o objetivo de alcançar o que está previsto na portaria nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, do Ministério da Saúde.

O agendamento das consultas será realizado pelo munícipe de duas maneiras: através do agente comunitário de saúde ou diretamente na recepção do Posto de Saúde.

O munícipe pode informar que precisa de uma consulta para mostrar os resultados de algum exame ou para algo que não seja urgente, mas que necessite de auxílio médico, quando o agente de saúde realizar uma visita ao domicílio. Desta forma, não será necessário acordar cedo para vir ao posto, esperar e retirar uma ficha; “o munícipe irá saber que o atendimento será realizado, não vai perder a viagem”, explica a secretaria interina de Saúde, Jucimar Dutra. O agendamento também pode ser feito diretamente na recepção do Posto, sem ser preciso esperar e retirar uma ficha.

O médico do programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que agora se chama Atenção Primária à Saúde (APS), terá, em média, 50% dos seus atendimentos agendados. Um médico clínico geral ficará responsável pelo restante da demanda. Urgência e emergência funcionam normalmente.

Atendimento prioritário para mulheres grávidas e crianças

Gestantes devidamente cadastradas e crianças de até 5 anos terão atendimento prioritário. A medida é para que o grupo seja mais bem assistido e para que o município atinja as metas impostas pelo Ministério da Saúde. Além disso, iremos organizar o plano de controle de gestantes. “As mulheres devem realizar o cadastro até a vigésima semana, na secretaria, para que seja possível o nosso acompanhamento médico e, inclusive, o atendimento em saúde bucal, que agora é obrigatório”, informa a agente administrativa, Rosane Meurer.

Médico e enfermeira no interior

A equipe da saúde, composta, sempre, por um médico e uma enfermeira, começará a realizar atividades coletivas em todas as localidades do município para falar sobre temas relacionados à saúde e atender a população. Cada mês terá um tema diferente: saúde mental, bucal ou nutrição. O médico e a enfermeira serão acompanhados pelos respectivos profissionais da área daquele mês. Os procedimentos serão realizados na unidade móvel da secretaria. “A medida irá melhorar o sistema de saúde de Vale Verde, visto que estaremos levando atendimento e informação à população do interior, de modo que poupará tempo e, ainda, elas terão o problema resolvido sem precisar vir até o centro. A partir de março vai mudar, mas para melhor, pois é algo obrigatório para atender que atendamos as demandas do Ministério da Saúde”, destaca o prefeito Carlos Gustavo Schuch.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira