PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 25/04/2024
NOTÍCIAS
28.02.2020
Mais de 4300 livros e 700 revistas te esperam na Biblioteca Pública de Melos
Guilherme Ubatuba Teixeira


A Biblioteca Pública de Melos, anexa à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (Smecdt), no centro de Vale Verde, está de portas abertas à população. O local, que pode ser visitado por qualquer valeverdense e tem como data de fundação o dia 13 de outubro de 1990, conta com mais de 4300 livros, funciona das 13h às 17h, de segunda a sexta, e está à espera dos munícipes para a retirada das diversas obras literárias que fazem parte do acervo. As estantes são organizadas por área, como literatura clássica, infantojuvenil, ciências sociais, direito, história, biografias, dentre outras. A biblioteca também conta com rampa de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

O acervo conta com livros clássicos, contemporâneos, de áreas específicas, dicionários, biografias, enciclopédias, além dos jornais Folha do Mate, Gazeta do Sul e Gazeta Popular para consulta. Também há 700 revistas, quatro Vade Mecuns, Constituição Federal, Código Civil, Código de Processo Civil, um livro com a CLT, 12 Anais da Academia Brasileira de Letras, livros escolares e literatura teológica. “Harry Potter”, “A sangue frio”, “O senhor dos anéis” e “Mafalda” são alguns exemplos de obras que podem ser encontradas.

Para retirar um livro, basta informar o nome. Uma ficha com o nome do livro, da pessoa e a data a ser entregue é preenchida. O empréstimo é de, geralmente, uma semana, mas podem ser feitas renovações. A multa é de R$ 0,50 para aqueles que não entregarem no prazo.

O prefeito em exercício, Roque Alvício Eisermann, explica que “a leitura abre caminhos, traz conhecimentos e leva à cultura. Apesar de toda evolução tecnológica, o livro ainda tem lugar na formação das pessoas. Se a escola tem alma, ela mora na biblioteca. Por isso, é importante que incentivemos os nossos jovens a retirarem livros e cultivarem a leitura.”

Para a secretária de Educação de Vale Verde, Carme Suzana Pacheco, a leitura é muito importante para o aprendizado. “É através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário e aprimorar a escrita. O desenvolvimento da imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa é proporcionado a partir do momento em que as nossas crianças têm acesso à literatura. Por causa disso que mantemos a nossa biblioteca sempre atualizada”, destaca Carme Suzana.

“É muito mais fácil pesquisar os conteúdos que eu preciso para a escola tendo uma biblioteca com tantos livros assim. Se eu quero de literatura brasileira, tem; Harry Potter, também; Até os da Mafalda a gente encontra. Para quem gosta da sensação de pegar o livro, de sentir quando troca de página, essa biblioteca é como o paraíso”, confessa a estudante Thauane Dorneles.

Tendo em vista o privilégio de ter uma biblioteca pública com tantos livros disponíveis, nós vamos dar dicas de leituras toda semana na página da Administração de Vale Verde. Além de dar um resumo da obra, número de páginas e autor, iremos informar qual local da biblioteca o livro se encontra.

Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira