+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quarta-feira, 23/08/2017
NOTÍCIAS
13.07.2017
Documentário inédito vai revelar a história do Município
As origens de Vale Verde serão retratadas em um filme, que pretende resgatar os principais fatos que influenciaram a formação do município, e para isso, um documentário produzido por inciativa da Prefeitura Municipal, deve ser utilizado na rede de ensino do município, como uma ferramenta de aprendizado e fortalecimento de vínculo com a cultura, a história e o lugar das pessoas.
Com direção da jornalista Ana Lucia Kist e fotografia do repórter cinematográfico Gilberto Conte, o trabalho terá uma abordagem jornalística, buscando identificar fontes confiáveis e relevantes de informação, que possam atuar como testemunhas da história.
A Administração Municipal está reunindo e recuperando documentos que revelam quem eram e como viviam os primeiros moradores da localidade. Entre os registros, há manuscritos em alemão, que serão traduzidos e utilizados como fontes de consulta.
“Apesar de ser um município com apenas 21 anos de emancipação, a história de Vale Verde é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. O povoamento que deu origem ao município começou com as primeiras povoações do Estado”, destacou a jornalista Ana Lucia.
Explicou que os pioneiros chegaram à região pelo movimento de fortificação e colonização promovido pela Coroa Portuguesa a partir do final do século XVIII. Militares e civis de origem lusitana eram enviados para a localidade, com o objetivo de defender as fronteiras e se apropriar do território que coube ao Brasil pelo Tratado de Madri em 1750.
Conforme pesquisas já realizadas pelos profissionais, em outra frente de ocupação, os colonos alemães compraram pequenas colônias de terras. Os imigrantes se encarregaram de desenvolver a agricultura familiar e formar uma sociedade com estruturas avançadas para época, implantando escolas, igrejas, lojas, pequenas manufaturas e até mesmo organizações mais complexas, como uma usina hidrelétrica e um hospital.
Aspectos como estes, que ainda são pouco conhecidos e difundidos, serão resgatados e divulgados pelo documentário. A estreia vai acontecer durante a programação de aniversário de Vale Verde, em outubro. O prefeito Carlos Gustavo Schuch destacou que além deste documentário a Administração também está produzindo um livro sobre Vale Verde, mas que levará mais tempo, porque é um trabalho mais aprofundado. “Vamos resgatar e eternizar nossa história antes que ela se perca”, enfatizou o prefeito.
Jornalista:Claudio Froemming
© 2013 Prefeitura Municipal de Vale Verde - Todos os direitos reservados