PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Terça-feira, 23/04/2024
NOTÍCIAS
30.03.2017
Município inicia colheita da
maior safra de soja da sua história
Coordenador de Agricultura Jorge Ribeiro e o Engenheiro Agrônomo da Emater, João A. L. da Silva acompanham o início da safra no Município
Nesta semana os produtores de soja estão iniciando a colheita de aproximadamente 6 mil hectares plantados, a maior quantia de terras já cultivadas em toda história do Município. São quarenta produtores que investiram e esperam por uma super safra, já que o clima tem sido muito favorável.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater de Vale Verde, João Antonio Leal da Silva a produtividade deve ficar entre 50 e 60 sacos por hectare, o que equivale a no mínimo três toneladas/hectare. Isso significa que o Município irá colher mais de 300 mil sacas de soja, um total aproximado de 20 milhões de quilos do produto.
A área plantada do grão vem aumentando a cada ano, e desde 2012, a soja tem sido o principal produto em volume e em retorno de notas fiscais, tendo ultrapassado o tabaco, que foi o líder do setor agropecuário por muitos anos. O agrônomo destacou que plantadores de outros municípios procuraram a Emater atrás de terras para arrendar, mas que não haviam mais áreas disponíveis para esta safra.
João Leal afirma que um dos motivos para o aumento constante da plantação da soja é o preço e a demanda, sendo que o saco está sendo comercializado em torno de R$ 63,00 atualmente. . O produtor Alexandre Storch plantou 200 hectares neste ano, e mesmo arrendando todas as terras, afirma que ainda assim vale a pena o plantio.
O coordenador de Agricultura, Jorge Ribeiro acompanhou o início da colheita e disse que a soja é uma das culturas que colabora para a substituição do tabaco, que vem sendo reduzida. “Também planto soja e arroz, e estou satisfeito com os resultados, e vejo que cada vez mais produtores buscam investir neste setor. Agradeço ao prefeito pelo empenho que tem demonstrado pelo setor agrícola e parabenizo a todos que trabalham e somam no desenvolvimento de Vale Verde”, disse Ribeiro.
O chefe do executivo, Carlos Gustavo Schuch destacou a importância desta cultura no Município. “A soja tem dado um ótimo retorno aos cofres públicos, e gera também empregos temporários e investimentos no setor agrícola que chegam a sifras altíssimas. Nosso papel é incentivar os produtores e oferecer estradas em boas condições de escoamento da produção”, destacou o prefeito.
Jornalista:Claudio Froemming